Eliezer Magliano
|
Na Revista Brasileira de Ferreomodelismo n° 4 (89/Ago), no artigo "Maquete suspensa", descrevi os passos iniciais na construção de uma maquete suspensa baseada no traçado publicado no Informativo Frateschi n° 29.
A maquete ainda não está pronta — se é que se pode dizer que uma maquete fica pronta, tantas coisas podendo sempre ainda ser feitas — apesar de ter sido iniciada em 1981.
No entanto, falta pouco para sua conclusão e descrevo a seguir o que foi feito desde o primeiro artigo.
Se você está pensando em iniciar uma maquete, não se assuste com o enorme prazo de 13 anos para fazer uma maquete pequena. Lembre-se de que não se deve apressar o prazer.
Esta maquete pode ser inteiramente construída em 1 mês. Isso depende de sua disposição e de quanto tempo você dedique a ela.
Estando a maquete funcionando, decidi enfrentar a decoração. Este assunto não é o meu forte; no entanto não posso me queixar do resultado final.
Em meu caso particular, não queria um cenário urbano.
Minha intenção sempre foi reproduzir um cenário mais ou menos rural, comum no Sudeste brasileiro, com a natureza contrastando com a tecnologia do trem e o verde da vegetação com o vermelho do solo e o cinza do lastro.
Tal escolha se revelou perfeita, pelos motivos a seguir.
Um cenário natural me permitiu colocar uma grande elevação, no sentido Noroeste / Sudeste (norte à frente do observador). Tal morro me permitiu colocar um túnel — algo muito difícil em uma maquete deste tamanho, sem ficar ridículo (acho que não ficou).
E, mais importante, dividiu a maquete em 2 ambientes: do lado de "cá" e do lado de "lá", do morro.
Na prática isso tem um grande efeito: o trem some por alguns segundos (principalmente quando se olha do nível da maquete) e ressurge do outro lado, parecendo que um trem se foi e que outro chega, fazendo uma quebra na rotina e tirando a impressão de estar dando voltas sem fim.
Não posso deixar de registrar meu agradecimento à família — minha esposa Beth, Hugo (11) e Diogo (6, na época da foto) que deram todo o apoio, participaram e me incentivaram para a conclusão da maquete.
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |