Ferreomodelos
Vagão Caboose da SR-7
Marco Antônio Ferreira de Carvalho
Eis algumas fotos do ferreomodelo do caboose
do trem de amônia da SR-7, construído por mim e pintado
pelo Roberto Caldeirinha. A fonte de consulta foi o VFCO, que na minha opinião
é o melhor site de ferreomodelismo nacional.
O ferreomodelo foi construído a partir de vagões da Frateschi:
o ref. 2001 para a plataforma, e o ref. 2017 que foi cortado para formar
o corpo e a cúpula do caboose, bem como o detalhamento da parte inferior
da plataforma.
Os truques da Frateschi foram substituídos por Kadee ref. 526 que
foram remontados mais baixos e 5 mm mais à frente do que os originais.
Os dois tanques de água, os fechamentos do corpo e da cúpula,
as portas do vagão, a caixa de ferramentas e a proteção
do motor da bomba foram construídos com chapas e tiras de estireno
da Evergreen e da Plastruc.
As janelas do corpo do caboose e da lateral da cúpula foram construídas
a partir de recortes de janelas da Minitec. Os trilhos das portas foram
feitos recortando o suporte de porta do vagão box Athearn.
As escadas dos tanques são de photoetched da dR Design ref.
Fr03. As tampas superiores e laterais do tanque são sobras da montagem
de outros vagões e kits "garimpados" nas gavetinhas do
Airton da Rio Grande Modelismo.
Os registros de gaveta foram construídos com tubos da Evergreen
e as suas manoplas são sobras de detalhes de uma locomotiva Tigerli
da Liliput. A moto bomba foi feita recortando e remontando um moto compressor
dum vagão de containers. As lanternas foram recortadas do farol de
uma locomotiva Frasteschi e o seu suporte é um pedaço de fio
de latão 0,40. O suporte da buzina foi recortado em chapa de latão.
Todos os pega mãos e os degraus laterais dos vagões foram
dobradas com fio de latão 0,40 As janelas frontais da cúpula
foram recortados de uma chapa de polietileno cristal de 1 mm, furadas para
introdução de quatro anéis que suportam a guarnição,
dobrada de fio de latão 0,40, sendo ao final coladas com SuperBonder
na posição aberta.
A pintura com aerógrafo, colocação de decais e o envelhecimento
foram realizados pelo fera da pintura, o Roberto Caldeirinha (http://sites.uol.com.br/rcbeto50/).
Este modelo conquistou a 3ª classificação na categoria de
vagões do Concurso de Ferreomodelismo SBF / Memorial do Imigrante, em fevereiro/2003.
|