Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Detalhe do decalque com o mapa do Brasil no antigo ferreomodelo Frateschi do vagão Frima
Detalhe do decalque com o mapa do Brasil no antigo ferreomodelo Frateschi do vagão Frima

Isotérmicos Frateschi

Madeira

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• 2007 - RFFSA EFSJ
• 2010 - Bordon
• 2003a - Frigorífico Wilson
• 2003b - Armour

Metálicos

• 2004 - Frima
• 2015 - ICC RFFSA
• 2016 - ID RFFSA Central
• 2042 - ICC RFFSA
              “faixa amarela”

• 2043 - ICD Fepasa
• 2044 - ICC RFFSA Bordon

ICC no IF-29

Outros

MRZ
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Decais VF-1
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Isotérmicos dos Ferreomodelistas

ICP-32 Armour
ICP-331 Armour
VH-217 T. Maia / NoB
VH-221 T. Maia / NoB
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PG-20 Wilson Comabra
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Isotérmicos nas ferrovias

Frigorífico Continental
Frigorífico Anhanguera
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Frigoríficos no Brasil

1911-1930
1931-1960
Década 1960
Década 1970

Plantas de Isotérmicos

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IC RFFSA NoB
IC Serrana Tupanciretã
IC-1400-1401 RFFSA / EFSJ
IC-1410 RFFSA / EFSJ
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ICD Fepasa
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ICR-359700-359749 Fepasa
ICR-359750-359763 Fepasa
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ID-1551 RFFSA Central
ID-1591-1637 RFFSA Central

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Como era o vagão Frima, ref. 2004

Flavio R. Cavalcanti
Centro-Oeste DC-20 — 30 Out. 1991
Vagão Frima ref. 2004
Como era o vagão Frima | Em busca do vagão Frima

Como conseguir dois vagões ref. 2004 da Frateschi? Estive há poucos dias com o Celso, e ele me disse que só tem um exemplar, na vitrine da fábrica, e não existe a mais remota possibilidade de editar uma nova série, pois não possui mais decalques para fazê-lo.

O vagão na vitrine está numa posição que impossibilita até fotografá-lo, para copiar os decais. Um deles é o mapa do Brasil em amarelo e, sobre ele, a sigla "Frima" (Frigorífico Mato Grosso). O outro decal, não pude ver, pois encontra-se parcialmente encoberto por outro vagão. O Celso alegou que não sabia onde estava a chave da vitrine. Por que tanto mistério? (William Carvalho, Araraquara, SP).

Vi o vagão Frima ref. 2004 em 1985, na Frateschi, na famosa vitrine. Acredito que inúmeras pessoas o vêem, todos os anos. Não sei se seria prático, para o fabricante, abrir a vitrine a cada visita.

Não tenho procuração para defender o Celso, mas... imagine se ele esbarra e deixa o modelo cair ao chão? Sendo o último que resta, não adiantaria lamentar o acidente.

Eu tinha 2 frigos 2007, quando era raridade, e consegui trocar um deles por um Frima 2004. Conversei mais tarde com o Celso, e ele atestou a autenticidade, pela descrição.

É o próprio 2008 (VGE 37 da EFS), já injetado em plástico cinza, portanto sem pintura fosca. O VGE que tenho veio com inscrições pintadas, enquanto o Frima ainda usava decais. A película transparente dos decais, amarelada pelo tempo, é claramente visível. O truque é Arch-Bar (como no VGE), porém os rodeiros são de plástico, de antes de a Frateschi adotar rodeiros metálicos.

Em cada lateral, há 2 decais: o círculo com o mapa do Brasil e a inscrição "Frima" (logotipo); e a identificação do vagão, lotação e tara.

As inscrições na extremidade à direita de cada lateral são:

VKS
106
L 22 300 kg
T 23 800 kg

Estão distribuídas em 4 linhas, sendo as 2 linhas superiores (menores) centralizadas sobre as inferiores. Todas as letras são em preto. O tipo de letra é Helvética (Swiss), corpo 3. A maiúscula tem 0,75 mm de altura e, com o rabicho inferior do "g" minúsculo, totaliza 1 mm.

No logotipo, "Frima" está em Helvética Bold, corpo 8, em vermelho.

O logotipo é um mapa do Brasil em amarelo, cercado por um círculo também amarelo, sobre fundo cinza (cor do vagão). A palavra "Frima" começa tocando no círculo, à esquerda do Acre, e a ponta final do "A" sai pela altura de Ilhéus ou Salvador, BA, faltando ainda 1 mm para encostar no círculo à direita. O comprimento da sigla atinge uns 7 mm. O centro vertical das letras coincide com o centro vertical do círculo.

O círculo tem diâmetro interno de 8,5 mm, e externo de uns 9,3 mm. A linha circular parece ter espessura de 0,2 a 0,3 mm. O mapa do Brasil tem altura aproximada de 7 mm, portanto a escala é de 1 para 617 milhões. Só a ponta do Chuí (RS) toca no círculo. A decal encaixa-se exatamente entre a linha superior de rebites, e a linha de rebites que passa pouco acima do centro do corpo do vagão.

Ignoro se este modelo é real, e se está em escala, ou se foi improvisado para captar um bem-vindo apoio financeiro do Frigorífico Mato Grosso ao desenvolvimento do modelismo ferroviário brasileiro. A alegação de que não pode ser relançado por falta de decais, não se sustenta sobre as próprias pernas.

A meu ver, é muito possível que a Frateschi deixe de lançar (ou relançar) certas versões - que poderiam aproveitar moldes já existentes -, devido à necessidade de patrocínio. Se Itaú patrocina um molde totalmente novo, e a Frateschi lança Cimento Tupy de graça, nunca mais uma empresa irá patrocinar qualquer modelo novo. São suposições minhas, é bom frisar (FRC).

Vagão Frima ref. 2004
Como era o vagão Frima | Em busca do vagão Frima
   

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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Ferreomodelo do Vagão Frima, da Frateschi Trens Elétricos
Ferreomodelo Frateschi do vagão Frima - Frigorífico Matogrossense
Vagão Frima ref. 2004
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Ferreomodelismo
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Frateschi Trens Elétricos - Histórico
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1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
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Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
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