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Isotérmicos FrateschiMadeira 2003 - Anglo Metálicos 2004 - Frima Outros MRZ Isotérmicos dos Ferreomodelistas• ICP-32 Armour Isotérmicos nas ferrovias Frigorífico Continental Frigoríficos no Brasil 1911-1930 Plantas de Isotérmicos IB/IC RFFSA NoB
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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Como conseguir dois vagões ref. 2004 da Frateschi? Estive há poucos dias com o Celso, e ele me disse que só tem um exemplar, na vitrine da fábrica, e não existe a mais remota possibilidade de editar uma nova série, pois não possui mais decalques para fazê-lo.
O vagão na vitrine está numa posição que impossibilita até fotografá-lo, para copiar os decais. Um deles é o mapa do Brasil em amarelo e, sobre ele, a sigla "Frima" (Frigorífico Mato Grosso). O outro decal, não pude ver, pois encontra-se parcialmente encoberto por outro vagão. O Celso alegou que não sabia onde estava a chave da vitrine. Por que tanto mistério? (William Carvalho, Araraquara, SP).
Vi o vagão Frima ref. 2004 em 1985, na Frateschi, na famosa vitrine. Acredito que inúmeras pessoas o vêem, todos os anos. Não sei se seria prático, para o fabricante, abrir a vitrine a cada visita.
Não tenho procuração para defender o Celso, mas... imagine se ele esbarra e deixa o modelo cair ao chão? Sendo o último que resta, não adiantaria lamentar o acidente.
Eu tinha 2 frigos 2007, quando era raridade, e consegui trocar um deles por um Frima 2004. Conversei mais tarde com o Celso, e ele atestou a autenticidade, pela descrição.
É o próprio 2008 (VGE 37 da EFS), já injetado em plástico cinza, portanto sem pintura fosca. O VGE que tenho veio com inscrições pintadas, enquanto o Frima ainda usava decais. A película transparente dos decais, amarelada pelo tempo, é claramente visível. O truque é Arch-Bar (como no VGE), porém os rodeiros são de plástico, de antes de a Frateschi adotar rodeiros metálicos.
Em cada lateral, há 2 decais: o círculo com o mapa do Brasil e a inscrição "Frima" (logotipo); e a identificação do vagão, lotação e tara.
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As inscrições na extremidade à direita de cada lateral são:
Estão distribuídas em 4 linhas, sendo as 2 linhas superiores (menores) centralizadas sobre as inferiores. Todas as letras são em preto. O tipo de letra é Helvética (Swiss), corpo 3. A maiúscula tem 0,75 mm de altura e, com o rabicho inferior do "g" minúsculo, totaliza 1 mm.
No logotipo, "Frima" está em Helvética Bold, corpo 8, em vermelho.
O logotipo é um mapa do Brasil em amarelo, cercado por um círculo também amarelo, sobre fundo cinza (cor do vagão). A palavra "Frima" começa tocando no círculo, à esquerda do Acre, e a ponta final do "A" sai pela altura de Ilhéus ou Salvador, BA, faltando ainda 1 mm para encostar no círculo à direita. O comprimento da sigla atinge uns 7 mm. O centro vertical das letras coincide com o centro vertical do círculo.
O círculo tem diâmetro interno de 8,5 mm, e externo de uns 9,3 mm. A linha circular parece ter espessura de 0,2 a 0,3 mm. O mapa do Brasil tem altura aproximada de 7 mm, portanto a escala é de 1 para 617 milhões. Só a ponta do Chuí (RS) toca no círculo. A decal encaixa-se exatamente entre a linha superior de rebites, e a linha de rebites que passa pouco acima do centro do corpo do vagão.
Ignoro se este modelo é real, e se está em escala, ou se foi improvisado para captar um bem-vindo apoio financeiro do Frigorífico Mato Grosso ao desenvolvimento do modelismo ferroviário brasileiro. A alegação de que não pode ser relançado por falta de decais, não se sustenta sobre as próprias pernas.
A meu ver, é muito possível que a Frateschi deixe de lançar (ou relançar) certas versões - que poderiam aproveitar moldes já existentes -, devido à necessidade de patrocínio. Se Itaú patrocina um molde totalmente novo, e a Frateschi lança Cimento Tupy de graça, nunca mais uma empresa irá patrocinar qualquer modelo novo. São suposições minhas, é bom frisar (FRC).
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