Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

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Ferreomodelos
Um caboose para o trem de amônia (III)

Kelso Médici — Centro-Oeste nº 71 (1º-Out-1992)

Estribo da varanda do vagão em miniatura

  

Escadas e estribos

Os estribos (degraus) da varanda são confeccionados em fio metálico, conforme a Fig. 10, e colados atrás da "saia" do chassi, ficando visíveis 3 mm.

As escadas das portas laterais são feitas conforme a Fig.11. Acrescente o degrau (piso) e cole-as ao chassi, embaixo das portas. O rasgo encaixa na "saia" do vagão, e o ressalto de ponta curva fica do lado externo.

   Lateral da escada do vagão em miniatura
         

Suporte da roldana da porta lateral do ferreomodelo

  

A Fig. 12 mostra em detalhe o suporte das roldanas das portas laterais.

A Fig. 13 detalha as guias do friso inferior das portas laterais (ver CO-70).

Cúpula

Esta é, depois do conjunto das portas laterais, a parte mais trabalhosa. Será mais facilmente manuseada se for "fabricada" à parte. Devem ser coladas as peças e, só depois, abrir as janelas.

   Guia da porta lateral do vagão miniatura
  

Parte frontal do domo do vagão em miniatura

   Lateral do domo superior do ferreomodelo de vagão
  

As peças da Fig. 14 são mostradas em uma só parte, porém devem ser cortadas na linha horizontal.

As partes inferiores, que formam dois triângulos, deverão ser coladas na posição vertical — formando ângulo de 90 graus com o teto —, por ocasião da colagem da cúpula ao teto.

Devem ser feitos ajustes com as peças da Fig. 15 e, após a colagem, cortar na linha horizontal.

As arestas das peças das Fig. 14 e 15, a serem coladas entre si, devem ser chanfradas em 45 graus, para que mantenham as dimensões indicadas no desenho (escala correta). Ou, senão, diminuir um dos pares de peças, para "soldar" pela lateral interna das outras.

Teto da cúpula do ferreomodelo de vagão caboose    

Agora, cole o teto da cúpula, com as dimensões indicadas na Fig. 16.

Após a secagem da "solda", remova os excessos de chapa; abra os rasgos das janelas; e ajuste a cúpula ao teto do vagão, colando-a em seguida sobre ele.

No meu modelo, cortei a parte do teto do vagão que fica embaixo da cúpula, e fiz um fundo falso.

Os corrimãos do teto são feitos com arame de 0,3 mm, colocados conforme as dimensões mostradas no desenho n° 16. Os respiros foram feitos com tubinhos de 2 mm de diâmetro e fixados com Araldite.

Pintura

Para ter melhor acesso à varanda, para pintá-la, deixe para montar a escada, as grades e os corrimãos após a pintura. Não pinte, ainda, o acabamento posterior do teto e a parte posterior do estrado.

Os procedimentos para pintura estão descritos no Informativo Frateschi n° 40 (IF-40), Centro-Oeste n° 15 (CO-15/4) e Centro-Oeste DC n° 16-17 (DC-16-17/24).

Não tenho o nome da cor original do vagão protótipo. Assim, usei esmalte sintético Coralit, cor Platina (n° 016), aplicado com rolo e pincel, diluído com aguarrás. Por sinal, usei tinta velha, e a pintura deixou muito a desejar.

O ideal seria pintar com aerógrafo, usando tinta nova.

   

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Inscrições do ferreomodelo

Os estribos (degraus) das portas laterais e da varanda são pintados com esmalte sintético preto.

Agora, sim, monte a escada, as grades da varanda e os corrimãos, conforme a Fig. 7, colando os arames de 0,3 mm com Araldite ou Super Bonder. Cole o volante do freio manual.

O vagão está pronto para receber decais, verniz fosco e envelhecimento, inclusive marcas de corrosão. Tais procedimentos estão descritos no CO-16/5; no CO-18/8; no IF-43/12; na Revista Brasileira de Ferreomodelismo n° 3 (RBF-3/23); e Revista Ferroviária de 1988/Nov (RF-8811/43).

Os decais são da primeira folha LAF para vagões, lançada por volta de 1985; e de uma folha de decais para vagões-tanque, cuja marca ignoro, adquirida há muito tempo na Minitec.

Além do logotipo e do nome da Fepasa, as demais inscrições são:

1 — SAPATAS FENÓLICAS

2 — FACES TRAÇÃO
COMP. 12,97 m

3 — CNB 341575-9

4 — TARA 15,0 t
LOT. MAX. 20,0 t
P. BRUTO 47,0 t

5 — Quadro de revisões.

Numerar as rodas de 1 a 8, na faixa lateral de 2,5 mm de largura, na direção dos eixos.

Após o envernizamento, são colocados os vidros e as telas — estas últimas, também já com verniz fosco — nas janelas. Não sei o número da malha da tela, porém deve ser a mais "fechada" possível. Usei tela de filtro de máquina de café, porém já não lembro a marca.

Adapte os truques e os engates, observando a altura correta desses últimos após a colocação dos truques.

Finalmente, o sistema de freios sob o estrado. Adaptei-o do sistema de freios da gôndola ref. 2018 da Frateschi, encontrado avulso nos revendedores.

A adoção de truques Phoenix dispensa o uso de lastro, uma vez que são fabricados em liga metálica, e as rodas são torneadas em latão.

Diferenças

A janela que não modelei (comparar modelo e protótipo; fotos no CO-69/1) é um respiro tipo veneziana, e não abre. Preferi não modelar, por falta de material, a fazer uma má adaptação.

Como disse no início do artigo (CO-69/11), alguns desses cabooses foram adaptados para finalidades diversas, daí as pequenas diferenças entre um e outro.

   

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Detalhes da lateral do ferreomodelo
Detalhes do ferreomodelo depois de pronto

Diferenças no posicionamento da escada, freio manual, grade da varanda, janelas, portas corrediças, respiros no teto da cúpula, e até na pintura.

O "vizinho" do 575, ou seja, o CNB 341.576-7, por exemplo, é marrom com portas laterais lisas; enquanto o 567-8 é vermelho-óxido com "venezianas" nas portas laterais; e o 580-5 é amarelo, com pantógrafo, grade (guarda-corpo) no teto, grades nas janelas (que são mais numerosas), e seu prefixo é FNB.

O Eduardo Peretto (Socorro, SP) escreveu-me dizendo que, se sua memória não falha, esses vagões eram amarelos, no tempo da Mogiana.

Conclusão

Espero ter conseguido passar as informações de modo fácil e simples. Se assim foi, você já pode curtir por completo sua composição de amônia.

O que disse sobre os produtos Phoenix, nesse artigo, pode parecer propaganda, mas o intuito foi de prestar informações aos colegas, já que são produtos pouco conhecidos pela maioria.

Prometi à Phoenix um retorno de informações quanto ao desempenho dos truques e engates. Ainda não tive oportunidade de testá-los mas, logo que possível, procurarei passar minhas opiniões através do Centro-Oeste. Posso adiantar que são fabricados na escala correta, e com acabamento esmerado.

Finalmente, gostaria de agradecer ao Sílvio, da Phoenix, pela pronta colaboração e espírito de coleguismo, para com um ferreomodelista em apuros.

Meus agradecimentos ao Walter, da Coordenadoria Técnica, que me forneceu a planta e outros detalhes; e ao Sílvio Pezzoni, que me acompanhou no pátio, por ocasião das fotos — ambos da Fepasa em Sorocaba —, contribuindo para o êxito desse trabalho.

Kelso Médici, 92/Maio/17

Notas

N. R.: O caboose construído pelo Kelso Médici ganhou o 1° lugar no concurso de construção de modelos da I Mostra de Ferreomodelismo do Clube Paulista (CP), em maio último (FRC).

N. W.: A Phoenix deixou de existir alguns meses após a publicação do artigo (FRC).

Caboose do trem de amônia da Fepasa, by Kelso
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