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Desenho e medidas das locomotivas English Electric - Vista lateral

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• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

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EFSJ - Estrada de Ferro Santos a Jundiaí : RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Histórico e características
das locomotivas English Electric

Márcio Hipólito
Centro-Oeste nº 73, (1º Dez. 1992)
Gabarito das locomotivas English Electric - dimensões - vista frontal

Os primeiros passos para a eletrificação da Santos a Jundiaí — então, "São Paulo Railway" ou "SPR" — foram dados no final da II Guerra Mundial, em 1944, face à falta de carvão mineral para as locomotivas a vapor.

Recorria-se intensivamente à lenha, para manter as locomotivas a vapor em funcionamento. Locomotivas RSC-1 e RS-1 — movidas a óleo cru — já operavam.

Em 20 Dez. 1944, decreto-lei de Getúlio Vargas autorizava um termo anexo ao contrato de privilégio da SPR, para a eletrificação das linhas.

Em 12 Set. 1946, a SPR assinava contrato com a English Electric Export & Trading C. Ltd, da Inglaterra, para os serviços e materiais de eletrificação.

Apelido Pimentinha (EFSJ)
Classe C-C
Bitola 1,600 metro
Numeração inicial 1000 a 1015
Quantidade 16
Fabricante The English Electric Company Ltd. (Inglaterra)
Numeração de fábrica 1779/E.32 a 1793/E.46
Fabricação 1949 / 1950
A 16ª locomotiva foi montada na Lapa (SP/SP), em 1955, usando o lote de peças, motores e truques sobressalentes; bastou encomendar o "corpo" à Inglaterra. Por isso, não está incluída na numeração de fábrica (7).
Entrada em operação 1950 / 1951 / (1955)
Peso total / aderente 127.170 kg
Cap. tração máx. 26.911 kg (480 RPM)
Esforço de tração 11.600 kg contínuo
15.700 kg unihorário
33.000 kg máximo
Vel. máx. com segurança 100 km/h
Raio mínimo de inscrição 160 metros
Relação de engrenagens
(Pinhão do motor : Coroa da roda)
1:3,65
Diâmetro das rodas 48'' (1,219 metro)
Potência s/ 2.700 Volts 3.000 HP (6 motores de 500 HP)
Potência 2.400 HP contínua
3.000 HP unihorária
4.800 HP máxima
Corrente Contínua

A encomenda de material rodante incluía 3 trens-unidades elétricos e 15 locomotivas "Pimentinha" — como foram apelidadas, segundo antigos ferroviários da Paulista.

Alberto del Bianco informa que este protótipo também operou na Espanha (75 unidades) e na Índia (7 unidades), tracionando carga e passageiros em rampas de 2% e 2,52%, respectivamente, em curvas fechadas.

Quando o governo federal encampou a "Inglesa" — como era conhecida a São Paulo Railway —, solicitou apoio à Cia. Paulista, que desde 1919 havia iniciado sua eletrificação.

As duas ferrovias sempre tiveram de operar de modo mais ou menos harmônico, já que uma era a continuação da outra — a CPEF começava em Jundiaí, onde terminava a SPR. A Sorocabana tinha sua própria descida da serra, porém em bitola métrica.

Fontes

1 - Alberto H. del Bianco (ABPF-SP), artigo na revista Ferrovia nº 83 (1982/Mar-Abr) e nº 107 (1986/Mar-Abr); no Informativo Frateschi nº 36 (1985/Mai-Jun); e na Esporte Modelismo nº 32. Existem variantes em cada publicação, especialmente quanto às fotos. No IF-36, parece estar o texto mais completo; na EM-32 (1987?), o texto mais atual.

2 - Ficha técnica do Deptº de Mecânica — RFFSA — Regional Centro-Sul — 9ª Divisão "Santos-Jundiaí", 1972.

3 - Alberto del Bianco informa ter consultado: (1) A própria revista Ferrovia, da AEEFSJ, edições de 1950 e 1974; (2) Assessoria de Relações Públicas da SR-4 / RFFSA; (3) Departamento de Mecânica da SR-4.1 / RFFSA; (4) The English Electric Company Ltd.; (5) Engenheiros da AEEFSJ; (6) Associados da ABPF; (7) Engº Sérgio Romano, do Deptº Mecânica da SR-4.

Locomotivas English Electric EFSJ - RFFSA
Histórico e características | As "fases" de pintura
Planta SR4 RFFSA | Planta EFSJ | Planta SPR
RFFSA - Rede Ferroviária Federal
Ferrovias formadoras | Ferrovias, Divisões, Regionais
As "fases" em mapas
1965 | 1974 | 1984 | 1991 | Tração 1956-1959
Pinturas seguiram as mudanças | As "fases" das EE | A última pintura
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SPR | EFSJ | SR4 RFFSA | MRS
Cremalheira MRS - Stadler
As "fases" das EE | Locomotiva n° 7 | Beyer-Garrat
Cometa | Estrela | Vagão contrapeso | Prancha rebaixado | Isotérmico
Caixa d'água em Paranapiacaba | Cabine em Paranapiacaba
1991 | 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1907 | 1898
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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