Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Tabela de inscrições de vagões de carga de bitola métrica RFFSA e Fepasa, dos Decais LAF-1 (1988 a 1989)
Tabela de inscrições de vagões de carga de bitola métrica RFFSA e Fepasa, da folha de instruções dos Decais LAF-1 (1988 a 1989)

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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Decais LAF - História do Ferreomodelismo
Aplicando decalques LAF-1
em vagões de bitola métrica RFFSA e Fepasa

Fábio Dardes
Centro-Oeste Textos nº 1 – (4 Jun. 1988)

Decalcar ferreomodelos de vagões e locomotivas não é simplesmente recortar e aplicar decalques.

A título de sugestão, damos a seguir algumas regras básicas para um trabalho bem feito:

1 – Definir qual vagão ou locomotiva protótipo vamos modelar (seleção feita através de fotos e/ou plantas).

2 – Definir qual a ferrovia.

3 – Escolher as decalques corretas, utilizando como apoio a tabela que vem anexa à folha de instruções.

Vale lembrar que os tipos de vagões relacionados na tabela são os que mais se aproximam dos ferreomodelos disponíveis no mercado, nacionais ou importados, a título de ponto de partida.

Exemplo:

Vagão selecionado: Fechado (Box) tipo FRC. Ferrovia: RFFSA.

Com estes dados, entramos na tabela para obter as inscrições corretas.

Teremos:

TARA 12.500 kg
LOTAÇÃO MÁXIMA 44.200 kg
PESO BRUTO 56.700 kg
COMP. ÚTIL 11,88 m
LARG. ÚTIL 2,36 m
ALT. ÚTIL 2,09 m

Uma vez obtidos os dados corretos, o próximo passo é localizar na cartela as inscrições e recortá-las.

Além das dicas já publicadas no CO-16 e IF-43, seguem mais duas que poderão ajudá-lo na aplicação das decalques:

  • De preferência, recorte as decalques com estilete tipo X-Acto, com auxílio de uma régua metálica. Com isso, você não danifica as decalques em volta.

  • Para segurar a decalque na água, prenda-a com grampo ou presilha de cabelo (usado para prender “bobs”, também conhecido como “piranha”). É um recurso muito bom e prático, pois também auxilia no posicionamento da decalque no modelo.

NR.: Fábio Dardes é um dos três companheiros que pesquisaram e lançaram os decais LAF. O artigo acima exigiu insistentes pedidos da nossa parte, devido a uma compreensível hesitação em redigir algo que viesse a parecer propaganda. Acreditamos que será útil a muitos ferreomodelistas (FRC, 1988).

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Decais LAF no Centro-Oeste
Edição Data Artigos e notícias Pág.
CO-17 28 Jul. 1986 Mais decalques 13
CO-18 16 set. 1986 Decalques 18
Catálogo 1987 11 Dez. 1986 Decalques 9
CO-21 Mai. 1987 Novos decalques já nas lojas 11
Catálogo 1988   LAF Decais 8
CT-1 4 Jun. 1988 Aplicando decalques LAF-1 2
CT-2 3 Jul. 1988 LAF lança decais das velhas ferrovias 13
CT-4 5 Set. 1988 LAF lança decais com escudos em duas cores MM
CT-9 8 Mai. 1989 Produtores independentes têm novos projetos 4
Catálogo 1990 Dez. 1989 LAF Decais 9
DC-13 6 Jun. 1991 Decais LAF voltam com 9 folhas 1
DC-14-15 30 Jun. 1991 RBF-8 oferece decais LAF 2
Folha de instruções: - Decais LAF-9: 40 vagões Encarte
Catálogo 91/92 Jun. 1991 LAF Decais 10
DC-21 30 Nov. 1991 Decais LAF para os carros Santa Cruz / Vera Cruz 2
CO-63 1º Fev. 1992 Decais para vagões frigoríficos  
CO-64 Mar. 1992 Vagão para containers  
CO-73 Dez. 1992 Carros de madeira da Leopoldina  
CO-77   Alternativas da Decais LAF  
CO-87 1º fev. 1994 Decais LAF estão de volta 5
Decais LAF
LAF de volta (1994) | Alternativas (1993) | Frigos (1992) | Santa Cruz (1991) | Nove folhas (1991)
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Como padronizar a altura de engates Kadee | Decais LAF
Transformando uma gôndola Atma em GPD da RFFSA | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I)
A "Cabeçuda" da EFVM | As "fases" das G12 | U5B n° 3027 EFCB | As English Electric da RFN
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