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Decais LAF - História do Ferreomodelismo
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Recebidos os novos decais LAF-3 - Locomotivas Diesel de ferrovias antigas; e LAF-4 - Locomotivas a vapor na última semana de Agosto, quando o Centro-Oeste Textos nº 4 já estava praticamente pronto, sua apresentação foi feita no encarte do Micro Mercado (FRC, 2013).
Duas produções gráficas de beleza e ousadia incomparáveis – é como o Centro-Oeste define as novas folhas de Decais LAF-3 – Locomotivas Diesel de ferrovias antigas, e LAF-4 – Locomotivas a Vapor. Mas acreditamos que os companheiros LAF cometeram um erro perigoso, ao fixar os preços em nível excessivamente baixo.
Em rápido contato telefônico, pudemos perceber certo desânimo com a elevação astronômica dos custos (principalmente fotolitos) e uma hesitação quanto ao prosseguimento do projeto LAF-5.
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Para o ferreomodelista, quanto mais barato melhor. Para o Centro-Oeste, também, quanto menos empatarmos em estoque, melhor. Mas a economia assim obtida seria um triste consolo, para ficarmos sem novos lançamentos – ou lançamentos demorados.
As novas folhas apresentam até 8 cores diferentes, o que significa fazer até 8 fotolitos e 8 impressões seguidas sobre cada exemplar de uma folha. Estão, portanto, enganados os amigos LAF – não foi o custo do fotolito que subiu tanto, mas, sim, a quantidade de material e trabalho envolvido nas novas folhas [A conferir, esse número de fotolitos e impressões sucessivas. Normalmente são impressas 3 cores, que se misturam para formar as demais (FRC, 2013)].
O trabalho ficou também muito mais difícil, considerando que nas folhas anteriores bastava imprimir as 3 cores lado a lado – cada cor dizia respeito a um grupo diferente de logotipos etc.
Nas novas folhas, as cores frequentemente têm de ser impressas superpostas, formando diversos logotipos de duas cores (vermelho e dourado, verde e branco, azul e dourado etc.). Isto exige precisão absoluta na hora de reimprimir as cores adicionais, caso contrário, ocorre a formação de “fantasmas” (cores desencontradas, na mesma figura).
O custo para descartar parte das folhas também é enorme. Basta que um dos logotipos apresente fantasma – e estão perdidas 50 outras inscrições e logotipos da mesma folha, embora sem defeito.
A nosso ver, há algumas alternativas a serem estudadas.
Uma, seria reduzir as perdas, oferecendo separadamente as folhas defeituosas. O ferreomodelista, então, informaria quais logotipos vai usar, aceitando defeitos nos outros que não lhe interessam, e economizaria no preço.
Ideias não faltam.
Decais LAF no Centro-Oeste | |||
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Edição | Data | Artigos e notícias | Pág. |
CO-17 | 28 Jul. 1986 | Mais decalques | 13 |
CO-18 | 16 set. 1986 | Decalques | 18 |
Catálogo 1987 | 11 Dez. 1986 | Decalques | 9 |
CO-21 | Mai. 1987 | Novos decalques já nas lojas | 11 |
Catálogo 1988 | LAF Decais | 8 | |
CT-1 | 4 Jun. 1988 | Aplicando decalques LAF-1 | 2 |
CT-2 | 3 Jul. 1988 | LAF lança decais das velhas ferrovias | 13 |
CT-4 | 5 Set. 1988 | LAF lança decais com escudos em duas cores | MM |
CT-9 | 8 Mai. 1989 | Produtores independentes têm novos projetos | 4 |
Catálogo 1990 | Dez. 1989 | LAF Decais | 9 |
DC-13 | 6 Jun. 1991 | Decais LAF voltam com 9 folhas | 1 |
DC-14-15 | 30 Jun. 1991 | RBF-8 oferece decais LAF | 2 |
Folha de instruções: - Decais LAF-9: 40 vagões | Encarte | ||
Catálogo 91/92 | Jun. 1991 | LAF Decais | 10 |
DC-21 | 30 Nov. 1991 | Decais LAF para os carros Santa Cruz / Vera Cruz | 2 |
CO-63 | 1º Fev. 1992 | Decais para vagões frigoríficos | |
CO-64 | Mar. 1992 | Vagão para containers | |
CO-73 | Dez. 1992 | Carros de madeira da Leopoldina | |
CO-77 | Alternativas da Decais LAF | ||
CO-87 | 1º fev. 1994 | Decais LAF estão de volta | 5 |