Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   
Início da montagem da estrutura de uma grande maquete de ferreomodelismo
Fig. 18 – Uso de grampos ou sargentos para fixação provisória durante a montagem da estrutura básica

Maquete de ferreomodelismo
Planejamento e construção da
EF Paranaíba-Aragarças
V - Montagem da estrutura aberta

Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 10 – Set./Out. 1985

Uma vez que se consiga prender provisoriamente uma das longarinas a um cavalete e depois ao outro, com grampos ou sargentos, a montagem básica da estrutura já está a meio caminho (Fig. 18).

Prenda agora a outra longarina e comece o programa de ajustamento:

  1. Verifique se as distâncias S e C estão corretas, de ambos os lados.

  2. Verifique se as longarinas estão em nível.

  3. Verifique se os cavaletes estão aprumados.

    Nível de mangueira d'água para ajuste de altura em todas as partes de uma grande maquete de ferreomodelismo

Para verificação do nível em qualquer local da estrutura, monte uma régua com uma mangueira transparente de cerca de 1'', com extensão suficiente para atingir todos os pontos, com folga.

A régua do nível pode ser uma tábua com papel milimetrado, fixada à parede de modo permanente, e duas braçadeiras prendendo uma extremidade da mangueira.

Encha a mangueira com água.

Sempre que você nivelar a água da extremidade móvel da mangueira com algum ponto da estrutura, bastará ler na régua o nível indicado pela extremidade fixa.

A verificação será muito mais rápida e fácil com ajuda de outra pessoa.

Fixação do nível de mangueira na parte central da maquete, para facilitar o trabalho em todas as partes da mini-ferrovia
Por comodidade, a régua do nível foi instalado na área do rio — último item da paisagem a ser
realizado, segundo planejado à época. Observe a rolha, específica para mangueira de 1''.
    Detalhe da fixação da estrutura da maquete

Fig. 20 – A fixação das travessas será feita sempre por baixo, com parafusos que atravessem o flange das longarinas em diagonal e penetrem até 2/3 da altura da segunda peça. Isto é fundamental para preservar a possibilidade de alterações no futuro.

Para facilitar o trabalho, providencie um sistema de prender / soltar com facilidade a extremidade móvel da mangueira, no mesmo nível da régua — ou tampe a mangueira com duas rolhas, após cada uso, para evitar o esvaziamento por queda da ponta móvel no chão. Esse nível poderá ser útil até o assentamento da última linha na futura maquete.

Se o piso estiver mais baixo em algum ponto do cômodo, não se preocupe. Você pode ajustar a altura da travessa do cavalete, sem desfazer tudo. Fixe uma segunda travessa às duas longarinas, perto do cavalete — bastam dois grampos ou sargentos — e então poderá soltar a travessa do cavalete para novo ajuste.

Prevendo isso, deixe sempre uma sobra no topo das pernas do cavalete, nas travas em "X", nas mãos-francesas etc. — para cortar rente, apenas depois de todos os ajustes.

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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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