Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Planos ferroviários: legislação
Lei nº 1.953, de 17 de Julho de 1871
Carta itinerária do Império

Flavio R. Cavalcanti

Esta lei mandava levantar a "Carta itinerária" do Império, como passo indispensável ao planejamento das ferrovias, hidrovias e estradas do Brasil.

Ao mesmo tempo, no entanto, já antecipava algumas linhas principais desse plano viário, autorizando o prolongamento das ferrovias do Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até o rio São Francisco; e da ferrovia de Santos a Jundiaí em direção ao rio Paraná.

Embora estabelecendo o papel central da EF D. Pedro II no plano viário do Império, esta lei não foi incluída na Memória da Central do Brasil [Memória histórica da EFCB p. 957-960].

Nascimento Brito [p. 98] cita a lei corretamente, ao usar seu debate parlamentar como exemplo de determinada tese, sem relacioná-la com um plano viário. Porém, ao tratar especificamente do planejamento viário, seu livro apresenta um erro tipográfico no número da lei ("1.935") e na sua data ("junho"). Por consequência, Telles [p. 351] não conseguiu localizá-la.

A súmula oficial da lei — citando apenas prolongamento da EF D. Pedro II e "providências" para as ferrovias subvencionadas — também não ajuda a indentificá-lo.


Coleção de Leis do Império do Brasil de 1871
Tomo XXXI – Parte I
Rio de Janeiro, 1871

Abrindo um crédito de 20.000:000$000, para o prolongamento da estrada de ferro de D. Pedro II, e dando providencias para o das estradas de ferro subvencionadas pelo Tesouro Nacional.

A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral Decretou e ela Sancionou a Lei seguinte:

Art. 1º – É aberto ao Governo um crédito de 20.000:000$000, para completar a quarta seção da Estrada de ferro de D. Pedro II, e prolongar a mesma estrada até a Lagoa Dourada, na Província de Minas Gerais

Art. 2º – O Governo fica também autorizado para:

§ 1º – Contratar com as companhias das estradas de ferro do Recife a S. Francisco, da Bahia ao Juazeiro e de S. Paulo o resgate das mesmas estradas por títulos da divida pública, contanto que o dispêndio anual com os respectivos juros e amortização não exceda a importância da garantia concedida a cada uma das ditas companhias.

§ 2º – Prolongar por secções as estradas de ferro mencionadas no parágrafo antecedente, segundo o traço que for julgado mais conveniente por estudos a que se procederá desde já, podendo despender anualmente em cada uma delas a quantia de 3.000:000$000.

§ 3º – Mandar verificar e completar os estudos feitos de uma linha férrea que ligue os pontos navegáveis do alto ao baixo S. Francisco; e mandar estudar o sistema completo de viação e levantar a carta itinerária do Império, aplicando para este fim no primeiro ano até a quantia de 200:000$000.

Art. 3º – O Governo fica autorizado a deduzir do produto do empréstimo contraído ultimamente em Londres a soma de 20.000:000$000 para as despesas de que trata o art. 1º e a fazer quaisquer operações de crédito para as despesas de que trata o art. 2º, quando sejam insuficientes os fundos consignados nas Leis do orçamento.

Art. 4º – Ficam revogadas as disposições em contrario.

manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém. O Secretario de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Publicas a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palácio do Rio de Janeiro, aos dezessete de Julho de mil oitocentos e setenta e um, quinquagésimo da Independência e do Império

PRINCEZA IMPERIAL REGENTE.

Teodoro Machado Freire Pereira da Silva.

Carta de Lei pela qual Vossa Majestade Imperial Manda executar o Decreto da Assembleia Geral que houve por bem Sancionar, abrindo um credito de 20.000:000$000 para o prolongamento da estrada de ferro de D. Pedro II, e dando providências para o das outras estradas de ferro subvencionadas pelo Tesouro Nacional.

Para Vossa Majestade Imperial ver

Chancelaria-mor do Império – Francisco de Paula de Negreiros Sayão Lobato.

Transitou em 22 de Julho de 1871. – André Augusto de Pádua Fleury.

Publicada na Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 24 de Julho de 1871. – José Agostinho Moreira Guimarães.

Planos ferroviários
1835: Plano Vasconcelos | 1838: Plano Rebelo | 1859: Plano Ottoni | 1869: Plano Morais | 1871: Carta itinerária | 1973: Plano Ewbank | 1874: Plano Ramos de Queiroz | 1874: Plano Rebouças | 1881: Plano Bicalho | 1882: Plano Bulhões | 1882: Plano Ramos de Queiroz (II) | 1886: Plano Rodrigo Silva | 1890: Plano da Commissão | 1912: Plano da Borracha | 1926: Plano Baptista | 1926: Plano Pandiá Calógeras | 1927: Plano Paulo de Frontin | 1932: Plano Souza Brandão | 1934: Plano Geral de Viação Nacional | 1947: Plano Jaguaribe | 1951: Plano Nacional de Viação | 1955: Comissão Pessoa | 1956: Plano Ferroviário Nacional | 1964: Plano Nacional de Viação | 1973: Plano Nacional de Viação
As ferrovias construídas (Dez. 2004) | PAC (Mar. 2009)
Legislação | Brasília nos planos ferroviários
Evolução da rede de estradas de ferro no Brasil
Ferrovias em 1870 | Ferrovias em 1890 | Ferrovias em 1910 | Ferrovias em 1930 | Ferrovias em 1954
Ferrovias até 2004 | Governos & evolução | Custo quilométrico | Imigração | Ferrovias & Estados | Ferrovias & navegação | Navegação | Rios e bacias | Rodovias
Produção da indústria ferroviária | Passageiros | Mercadorias | Bagagens e encomendas | Locomotivas | Vagões de carga | Vagões de passageiros
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação
   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

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